Trajetória

Atleta de voleibol do século XX, um campeão dentro e fora das quadras. Assim pode ser brevemente resumida a trajetória de Renan Dal Zotto, um ícone do esporte brasileiro.

Nascido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em julho de 1960, começou a jogar vôlei ainda na escola, incentivado pelo professor de Educação Física, João Batista. Pouco tempo depois, na metade da década de 70, já treinava no tradicional Clube Sogipa, de Porto Alegre, período que vestiu pela primeira vez a camisa das seleções Gaúcha e Brasileira. Defendeu as cores verde a amarelo dos 16 aos 29 anos de idade.

Renan representou o Brasil em três Olimpíadas, três Mundiais, três Pan-americanos e dois Mundialitos. Pertenceu a famosa “Geração de Prata” da Seleção Brasileira. Recebeu os títulos de jogador mais espetacular do mundo, melhor defesa do mundo, melhor atacante do mundo e de jogador do voleibol do século 20, em 2001. Renan Dal Zotto ainda inovou no vôlei: Foi ele quem criou o “saque viagem“.

No final de 1988, antes de ir para a Itália, Renan casou com a empresária Annalisa Blando Dal Zotto, com quem tem dois filhos, Gianluca e Enzo.

Durante cinco anos, de 1988 a 1993, Renan vestiu a camisa dos principais clubes de voleibol da Itália: o Maxicono de Parma e o Messaggero de Ravenna, conquistando títulos nos campeonato italiano, europeu e mundial de clubes, destacando-se como melhor jogador estrangeiro do Campeonato Italiano, melhor jogador da Supercoppa e agraciado com o Oscar do Vôlei.

Quando retornou da Itália, Renan encerrou sua carreira como jogador e passou a comandar a equipe do Palmeiras/Parmalat, conquistando o vice-campeonato da Superliga Masculina de Vôlei e o vice-campeonato Paulista.

Em 1995 passou a treinar a equipe catarinense do Frigorífico Chapecó e em 1997 retornou ao Rio de Janeiro para ser técnico da equipe Olympikus, por dois anos. Após seis anos como dirigente da equipe de voleibol da Unisul em Santa Catarina, Renan retorna às quadras como técnico e gestor da equipe Cimed, em Florianópolis, conquistando quatro vezes o título de campeão da Superliga Masculina.

Títulos e Conquistas

Como treinador

Desde 2017 – Técnico da seleção brasileira de voleibol masculina
Vice-Campeão Mundial 2018
4o lugar Liga das Nações 2018
Campeão da Copa dos Campeões (Japão) 2017
Campeão Sul-americano 2017
Vice-Campeão Liga Mundial 2017

2007
Campeão Supercoppa Italiana – Sisley di Treviso

2006
Campeão Superliga Masculina

2005
Campeão do Grand Prix de Vôlei
Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Campeão Supercopa Mercosul
Campeão da Liga Nacional
Campeão Catarinense

1998
Campeão Carioca
Campeão Mineiro

1997
Campeão da Copa Sul
Campeão Catarinense
Campeão Jogos Abertos de Santa Catarina
Vice-Campeão da Superliga Nacional

1996
Campeão Sul-Americano de Clubes

1994
3° Lugar no Campeonato Paulista
3° Lugar na Superliga Nacional

1993
Vice-Campeão da Superliga Nacional
Vice-Campeão Paulista

 

Como gestor esportivo

2016 – Diretor de Seleções CBV
Campeão nos Jogos Olímpicos Rio2016 Masculino
5º colocado nos Jogos Olímpicos Rio2016 Feminino
Campeão Grand Prix Feminino
Vice-Campeão Liga Mundial Masculino

2015 – Diretor de Seleções CBV
Campeão Sul-Americano Masculino
Campeão Sul-Americano Feminino
Vice-Campeão Pan-Americano Masculino
Vice-Campeão Pan-Americano Feminino
Terceiro colocado Grand Prix Feminino

2010
Campeão Superliga Masculina

2009
Campeão Superliga Masculina

2008
Campeão Superliga Masculina

2004
Pentacampeão Catarinense
Campeão da Superliga Masculina

2003
Campeão do Grand Prix de Vôlei
Vice-Campeão da Superliga Masculina

2002
Campeão do Torneio Intercontinental na Argentina

2000
Vice-campeão da Superliga Masculina

 

Como Jogador

2001
Jogador de voleibol do Século XX

1993
Campeão da Coppa dei Campioni

1992
Campeão Italiano Scudetto
Campeão da Coppa Itália
Campeão da Copa CEV
Campeão da Supercoppa Europea
Campeão Italiano de Beach Volley

1991
Vice-Campeão da Coppa del Campioni
Campeão do Mundial de Clubes

1990
Campeão Italiano Scudetto
Campeão da Coppa Itália
Campeão da Supercoppa Europea
Campeão Mundial de Clubes
Campeão do Grand Slam de Vôlei na Itália

1989
Vice-Campeão Italiano
Campeão da Coppa dele Coppe na Itália
Campeão Supercoppa Europea

1988
4° Lugar nas Olimpíadas de Seul

1987
3° Lugar nos Jogos Pan-Americanos
Eleito Melhor Jogador Sul-Americano

1986
Campeão Sul-Americano Adulto

1985
Eleito o Atleta do Ano pelo COB
Eleito o Melhor Atacante do Mundo e Jogador mais Espetacular no Japão
4° Lugar no Mundial da França

1984
Campeão do Mundialito em São Paulo
Vice-Campeão das Olimpíadas de Los Angeles

1983
Campeão Sul-Americano Adulto
Campeão no Pan-Americano de Caracas

1982
Vice-Campeão no Mundial em Buenos Aires
Campeão do Mundialito no Rio de Janeiro

1981
Eleito Melhor Defesa e Melhor Passe do Mundo
Campeão Brasileiro

1980
5° Lugar nas Olimpíadas de Moscou

1979
Vice-Campeão no Pan-americano de San Juan
Campeão Sul-Americano Adulto

1978
Campeão Sul-Americano Juvenil

1977
3° Lugar no Campeonato Mundial Juvenil
Campeão Sul-Americano Adulto no Peru

1976
Melhor jogador Juvenil do Brasil
Campeão Sul-Americano na Bolívia

1975
Campeão Gaúcho

Cases de gestão

Desde cedo, a dedicação profissional de Renan transcende as quadras e o próprio esporte:

Par Mais Empoderamento Financeiro

Desde 2011

Em 2011 fundou com sua esposa, Annalisa Blando Dal Zotto, a Par Mais Empoderamento Financeiro, uma empresa de inteligência financeira que tem como propósito dar poder sobre o dinheiro às pessoas e empresas. Com o DNA nas finanças pessoais, a Par Mais oferece uma gama de serviços que vão desde implementação de Family Offices, planejamento financeiro pessoal, familiar e empresarial, à gestão de carteiras de investimentos e de fundos exclusivos. De forma personalizada, traça estratégias adequadas ao momento de vida e aos objetivos financeiros de cada cliente. Com um modelo de negócios inovador, em que o foco é o cliente e não o produto, através da sua fintech está democratizando o acesso aos ativos financeiros a todos os brasileiros. 

Acesse o site da Par Mais

Confederação Brasileira de Voleibol

2014 – 2016

Diretor de marketing

Como diretor de marketing da confederação, conduziu o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios na parte técnica e no marketing, otimizando os recursos atuais.

Promoveu a aproximação entre a comunidade do voleibol e a entidade, gerando empatia e reconhecimento àqueles que construíram a historia da modalidade.

Diretor técnico de seleções

Participou efetivamente da caminhada olímpica para os Jogos Rio 2016 das seleções adultas de voleibol, conquistando o ouro no masculino e o quinto lugar no feminino.

Durante esse período, também reestruturou todas as categorias das seleções masculina e feminina, da base à adulta, com o objetivo de alinhar o trabalho técnico e tático, físico, médico, fisioterápico e estatístico que norteiam as equipes.

Serc Guarani

2012 – 2013

Como Diretor Geral do clube, priorizou o trabalho de formação das categorias de base e a captação de investimentos no desenvolvimento de infra estrutura do clube. Nesse período, o clube disputou a serie A do Catarinense de futebol e teve uma participação inédita na série D do Brasileirão.

Figueirense FC

2010 – 2012

Foi Diretor de Marketing da equipe de Futebol, função pela qual recebeu o prêmio Top of Mind 2012 pela ADVB. Seus maiores resultados nesse papel estão no crescimento das receitas do clube por meio da construção de parcerias e no aumento recorde do número de associados do clube. Nesse período, o Figueirense foi vice campeão do brasileirão da série B e sétimo colocado no brasileirão da séria A.

Cimed Indústria de Medicamentos

2009 – 2010

Enquanto Diretor de Marketing da Indústria de Medicamentos Cimed, trabalhou pelo fortalecimento da marca e pela geração de novos negócios. Além de criar pontes entre os pontos de venda (farmácias) e a indústria, construiu uma sólida parceria entre a equipe de Voleibol Cimed e a de futsal da Malwee, com excelente resultado de retorno de mídia espontânea. Também participou ativamente do marketing esportivo das equipes de automobilismo da empresa.

Brasil Telecom voleibol

2004 – 2009

Foi gestor técnico e administrativo do projeto de voleibol feminino.

O projeto começou em Brasília. Logo depois, a sede foi transferida para a cidade de Brusque, em Santa Catarina. O time era um dos principais ativos de marketing da empresa de telefonia Brasil Telecom. O projeto revelou várias jogadoras para a seleção brasileira de voleibol.

Unisul Vôlei (Universidade do Sul de Santa Catatarina)

1999 – 2005

Convidado a ser gerente de esportes da Universidade do Sul de Santa Catarina, Renan desenvolveu todo o esporte acadêmico da Universidade e a profissionalização do voleibol adulto na Grande Florianópolis. O primeiro grande resultado veio logo em 2003, quando a equipe masculina consagrou-se campeã da Superliga de Voleibol, entre tantos outros títulos.

Como importantes legados acadêmicos, o projeto resultou na criação do curso de Educação Física e no reforço das pesquisas e extensão em Fisioterapia Desportiva na Unisul. Além disso, Renan captou recursos do Fundo de Incentivo ao Esporte do Governo Federal para a construção do complexo aquático da universidade.

Palestras

A experiência de Renan lhe confere uma perspectiva própria e bastante abrangente sobre todos os aspectos da atuação profissional. Usando conceitos que se aplicam do planejamento à execução, com conteúdos que interessam dos gestores e C-levels à equipe operacional, Renan transmite sua vivência em 2 palestras descontraídas e afinadas de acordo com as expectativas particulares de cada empresa.

Assim, inspira a vida profissional e pessoal dos seus espectadores – mostrando a importância de celebrar cada conquista e de valorizar o aprendizado de cada derrota. 

OUSADIA, A MAGIA DO RISCO CALCULADO

Usando como exemplo seus desafios à frente da seleção brasileira, Renan fala sobre PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIAS, LIDERANÇA, INOVAÇÃO, OUSADIA SONHOS. Aborda a relação entre derrotas e vitórias, realizações e frustrações e a importância de mecanismos motivacionais. O objetivo é sabermos superar os momentos difíceis e termos RESILIÊNCIA para construir nosso plano de ação em busca dos nossos sonhos.

NINGUÉM É CAMPEÃO POR ACASO

A partir da sua vivência de atleta, gestor, treinador e empresário, Renan faz analogias entre os grandes cases do esporte com o mundo corporativo. Destaca a importância de se conhecer profundamente nosso propósito e sermos sempre fiéis aos nossos PRINCÍPIOS E VALORES.

Aborda temas importantes como: TRABALHO EM EQUIPE, COMPROMETIMENTO, DISCIPLINA, CAPACITAÇÃO e as TOMADAS DE DECISÕES. 

Para conversar sobre palestras e novos negócios, entre em contato:

renan.dalzotto@parmais.com.br

Galeria

Renan Atleta

Clique nas imagens abaixo para ver as galerias de imagens.

Renan Empreendedor

Renan Momentos

Renan Técnico

Contato

Telefone fixo Par Mais: 48 3031-6688

E-mail: renan.dalzotto@parmais.com.br